segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A história das Bonecas Ragged Ann

A história das Bonecas chamadas "Raggedy Ann" começa a muito tempo:

" Raggedy Ann" é um personagem criado pelo escritor e ilustrador americano, Johnny Gruelle (1880-1938).
Conta a história, que Johnny estava em seu estúdio (1915) e sua filha Marcella entrou, segurando uma boneca de pano velha feita a mão, suja pelo tempo, sem expressão, que encontrará no sótão de sua casa. 

Johnny, pegou a boneca, deu-lhe um novo rosto :  nariz triangular, olhos de botões, cabelo avermelhado e a  batizou com a combinação de dois poemas que mais gostava:  ” O Homem Raggedy “ (maltrapilho em tradução livre) e”  Little Orphan Annie “ e entregou a menina.  Assim a nascia  a Ann maltrapilha.
 A partir de então, Marcella que era  filha única, passou a ser sua musa inspiradora, pois Johnny começou a escrever histórias infantis contando as aventuras de sua filha com a boneca Raggedy Ann. 


Em 1920, ele introduziu nas histórias  de Ann um o irmão chamado de  Andy Raggedy,  que usava roupa de marinheiro e chapéu.

 Mas infelizmente a história não tem um final  feliz, pois Marcella morreu aos 13 anos, pouco depois de ter sido vacinada na escola sem o consentimento de seus pais.
Johnny inconsolável, encontrava conforto na boneca de pano velha e continuou a escrever histórias de Raggedy Ann, em homenagem a  filha para o resto de sua vida, usando as histórias pra eternizar cada detalhe da menina cheia de alegria que perdeu.

 Raggedy Ann se tornou então ícone da vacinação indiscriminada. Um ícone para as pessoas que amam as crianças e respeitam seus direitos. Nos E.U.A existe até um museu dedicado a Raggedy Ann.
 
Conheça aqui a minha Ragged Ann:
http://atelieluaugusto.blogspot.com.br/2017/02/boneca-de-pano-anne.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei saber a sua opinião. Grande abraço.